• Facebook
  • Instagram
  • Loja Online

© 2019 por Biut: O Mundo da Beleza.

Veja 5 dicas de maquiagem para mulheres mais velhas

Atualizado: 20 de Set de 2019

Selecionamos dicas especiais para você que tem pele madura; é seguir o passo a passo e sentir o resultado


Mulheres mais velhas e com a pele madura são mais exigentes quando o assunto é se maquiar. A seguir selecionamos 5 dicas de maquiagem para mulheres mais velhas. São dicas para senhoras de 50 anos, maquiagem para pele madura com rugas, maquiagem básica, enfim, são dicas simples e fáceis para colocarmos em prática hoje mesmo. Vamos nessa?


1 – Menos é mais

Pode parecer frase feita. Mas menos é mais, sim, quando falamos de maquiagem para pele madura. O excesso de make pode evidenciar uma ruga ou alguma marca do seu rosto. A pele madura exige naturalidade. Influenciadora digital na área de moda e beleza, Camila Costa explica o que é essa naturalidade: “Carregar na maquiagem, nas cores, é um erro comum que mulheres maduras podem cometer. O diferencial está no bom senso e na leveza de cada escolha”, comentou.


As cores também podem atrapalhar. Cores mais leves são ideais para senhoras de 50 anos, por exemplo. Cores muito fortes podem destacar detalhes que não queremos mostrar. Uma cor muito forte como o azul pode denunciar sinais da pele, além da flacidez. Lembre-se: tons opacos são discretos e elegantes.


2 – Lábios e olhos maduros

Precisamos falar sobre lábios e olhos. Aquele batom chamativo, na cor mais poderosa da meninada, pode não ser uma boa para você. O tom nude é indicado para quem tem lábio mais fino. Mas cores escuras também são bem utilizadas. Uma dica simples antes de passar o batom na boca é a seguinte: utilize um lápis para o contorno labial. Ele vai realçar o desenho dos seus lábios e também vai evitar qualquer escorrimento de cores do batom pela boca.


Sobre os olhos, nossa dica é inspirada no canal da maquiadora Bruna Malheiros, do YouTube. Bruna maquiou a mãe para explicar dicas para peles maduras. A meta foi não destacar as imperfeições do rosto. Os cílios superiores, ela explica, são importantíssimos para passarmos a impressão de vida, de olhos bem abertos e vivos. O delineador pode ser um diferencial.


A área dos olhos é a região mais fina do rosto. Portanto, é preciso ir com muito cuidado. Para corrigir as sobrancelhas, uma dica é utilizar a pasta Anastacia na cor soft brown. Além do pincel chanfrado Luv Beauty L70. Preenchendo bem o formato falhado que houver.


A dica é aplicar no cantinho externo dos olhos e aos pouquinhos ir subindo para o côncavo. Dar mais ênfase para as sombras no canto externo para levantar o olhar da mulher. A pálpebra já é flácida em idades maduras.



3 – Opte pela naturalidade

Maquiagem com cobertura e correções? Ou maquiagem com naturalidade? Nossa dica é optar pela naturalidade para peles maduras. Utilizamos e aprovamos a Base Cover Touch da Oceane, na cor 01. É muito importante chacoalhar bem a base antes de passar no rosto.

O acabamento pode ser feito com esponja comum. Mas bem de leve. Para não sugar a base. Não aplicar corretivo. Pois não é interessante ressaltar as linhas de expressões. A melhor opção é reaplicar um pouco da mesma base abaixo das olheiras. É um truque, um tom mais claro para dar efeito de iluminação. Corretivos são mais densos.


Também utilizamos um Blush B1 da Ruby Rose. Aplicar na maçã do rosto. Mas não dar muito peso no blush. Essa maquiagem é ideal para peles maduras por não evidenciar poros e expressões.


4 – Limpeza da pele

É fundamental sempre lavar muito bem a pele antes de qualquer maquiagem. Uma das opções é o sabonete de limpeza facial da marca “Bourjois Paris” - Gel De Limpeza Faciall Frais Nettoyant 150ml - excelente para lavar e deixar a pela limpinha para preparação da maquiagem. Após a lavagem, uma ótima opção é utilizar o Tônico Facial “Tonique Vitamine 250ml” da Bourjois Paris para o PH da pele.


Ainda sobre limpeza, os produtos adstringentes podem ser uma pegadinha. Isso porque eles tendem a ressecar a pele. Dermatologistas indicam os produtos adstringentes para finalizar a higienização da pele e prepará-la para a hidratação. Mas com o efeito ressecado, a pele fica menos flexível e o resultado pode ser uma maquiagem ineficiente. Cuide da pele com hidratantes, com protetor solar e tudo o que tem direito. Mas cuidado com o ressecamento na hora da maquiagem.


5 – Ousadia não faz mal

Falamos no início sobre menos é mais. Mas aqui é importante concluir da seguinte forma: sem ousadia, nenhuma mulher terá a maquiagem perfeita e dos sonhos. Precisamos deixar o botão do sonho sempre no verdinho e de olho na melhor oportunidade para ousar.


Portanto, além das dicas destacadas acima, é fundamental que você se surpreenda ao olhar no espelho e saiba que a maquiagem faz a diferença na sua rotina. “Mulheres mais velhas não podem simplesmente se esconder. Deixar de ousar é deixar de se gostar. Então é fundamental que toda maquiagem para peles maduras tenha também um toque especial e individualizado”, analisou a influenciadora Camila Costa.


Dicas práticas finais

Sempre começar a maquiagem com um bom primer, como o modelo de prime da Revlon - Primer Perfecting Photoready - que é ótimo para ajudar na fixação/duração da maquiagem e principalmente para fechar os poros que normalmente estão bem abertos em peles maduras.

Procurar sempre por bases com finalização “matte” para que não exija tanto pó facial e também sempre dar preferência para os que têm proteção solar. Algumas das opções que podemos destacar são as seguintes: “Bourjois Paris - Base Healthy Mix” e “Revlon - Base ColorStay - Pele Mista / Oleosa


Corretivos de alta cobertura e com finalização matte também são ótimos para peles maduras. Temos, por exemplo, o “Océane Femme - Corretivo Líquido”.

Para finalizar a maquiagem, que tal um pó bem fininho? “Bourjois Paris

Healthy Mix Balance Pó” tem ótimo custo-benefício para mulheres maduras.

4 visualizações